28/01/2010 Unidade realiza primeira reunião do Colegiado

14-01-2010 15:02

 

 

 

 Representantes das áreas de recursos humanos das 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e dos hospitais, além dos coordenadores dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Nuaps) instalados em algumas unidades de saúde participam, hoje (quinta-feira), da primeira reunião do Colegiado da Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). O encontro acontece a partir das 14h, no auditório da Farmácia de Pernambuco, localizada na rua Padre Inglês, próxima à sede da SES. O objetivo é discutir a reestruturação dos serviços de promoção à saúde do colaborador da SES, seja ele lotado no nível central, nos grandes hospitais, nos regionais ou na Geres.

 

Segundo a gerente do Uniaps, Fúlvia Assunção, durante a reunião será apresentado o novo perfil da Unidade, implantado desde maio do ano passado, para que ele seja difundido também nos núcleos existentes nos hospitais e Geres. “Nós mudamos o perfil, aumentamos a resolutividade. Antigamente, tinha servidor que passava nove anos sendo atendido aqui, sem melhorias no seu bem estar. Agora nós estamos referenciando esse paciente que não tem perfil para ser atendido aqui para a unidades de saúde da rede SUS. Queremos que essa mudança chegue aos Nuaps”, contou. Hoje o Uniaps atende cerca de 600 servidores por mês. Até março de 2009, essa média era de 90 pessoas.

 

A reunião do colegiado vai propor estratégias para melhorar o acesso do servidor ao serviço. “Tem muitas coordenações e gerências que não conhecem o trabalho do Uniaps. Então, muitas vezes o funcionário começa a faltar freqüentemente, adquire um quadro de depressão, tem o seu comportamento profissional modificado e o gestor acaba sem saber o que fazer com aquele servidor. É preciso saber que a solução do problema não é demissão ou afastamento, mas tratar desse paciente”, contou Fúlvia.