24/02/2010 Gestores apresentam diagnóstico de funcionamentos dos Nuaps

24-02-2010 15:06

 

Gestores apresentam diagnóstico de funcionamentos dos Nuaps

 

 Gestores das áreas de recursos humanos das Gerências Regionais de Saúde, dos hospitais do Estado e coordenadores dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Nuaps) estarão reunidos, a partir das 8h, no auditório da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), para discutir a reestruturação dos serviços de promoção à saúde do colaborador da SES. Na ocasião, eles apresentarão um diagnóstico dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Nuaps) existentes e da necessidade de implantação de novos. Esse é o segundo colegiado realizado pela Coordenação de Saúde, segurança e Qualidade de Vida - QUALIVIDA da SES. O diagnóstico é uma demanda levantada no primeiro colegiado.

 Segundo a gerente do Uniaps, Fúlvia Assunção, o diagnóstico vai mostrar quais os serviços que existem, como eles estão estruturados, que profissionais dispõem, o que vai permitir a gerência ter todo o conhecimento necessário para conseguir reformular os núcleos existentes. É através do colegiado, inclusive, que a gerência saberá quantos Nuaps existem no Estado. “Há núcleos instalados que não estão seguindo o perfil proposto pela gerência, ou seja, estão fora do padrão, muitas vezes atendendo sem a equipe mínima necessária, que é um psiquiatra (ou médico com especialização da área), assistente social e psicólogo. Queremos mostrar que a atuação dos Nuaps está sendo monitoradas pelo Uniaps”, disse. 

 O novo perfil do Uniaps foi implantando em maio do ano passado. De lá para cá, foram realizados, apenas na sede da SES, 4.798 atendimentos. Somente em janeiro desse ano, foram mais de 540. Segundo a gerente da Unidade, desde a implantação do novo perfil, o Uniaps vem tentando mudar a mentalidade da rede de serviços e dos servidores atendidos. “Nosso objetivo é oferecer saúde, segurança e qualidade de vida para o servidor”, disse Fúlvia. O primeiro colegiado foi considerando bastante proveitoso pela gerencia, pois conseguiu reunir todos os gestores convidados, o que totalizou cerca de 50 representantes. “Fugiu das nossas expectativas. Vamos continuar monitorando os núcleos espalhados pelo Estado e acompanhando a implantação desse novo perfil".